1 – Evidências da Existência de Deus

Tags

Evidências da Existência de Deus

Deus nunca nos pede para crer sem dar-nos suficientes evidências para fundamentar nossa fé. Sua existência, Seu caráter e a confiabilidade de Sua Palavra são estabelecidos por evidências que apelam à nossa razão.

Pegadas de Deus na Terra

Mateus 6:28 e 29.

Tudo o que nos cerca, na terra, no mar e no céu, são demonstrações de ordem, beleza, exatidão, adaptação e planejamento inteligente.

Pegadas de Deus nos Céus

Salmo 19:1; Isaías 40:26

No céu, acima de nós, existem as mesmas evidências de padrão, ordem, beleza, acuidade e propósito que se vêem na Terra. 

Considere, por exemplo, a maravilha do céu estrelado: a enormidade do tamanho, peso, velocidade, número, distâncias e temperaturas de bilhões de planetas e estrelas. O sincronismo perfeito, a regularidade horária. Tudo mantido em harmonia por leis naturais. Será que tudo isso surgiu por si mesmo?

Pegadas de Deus em nosso corpo

Salmo 139:14

O corpo humano apresenta também as mesmas evidências surpreendentes de projeto e coordenação vistos na Terra e nos céus. Considere as maravilhas do corpo. 

A célula viva. O coração. O cérebro. O olho. O ouvido. As mãos. O tato, paladar e olfato. O sistema nervoso. Os mecanismos maravilhosos de defesa e cura do corpo.

Não podemos ignorar essas evidências, pois exigem explicação racional. Essas maravilhas vieram por um propósito, ou por acidente. São o produto de Deus ou do acaso. Não há  terreno neutro. A razão exige um “Criador” para explicar a presença de projetos incríveis em Suas obras criadas.

Hebreus 3:4. Neste texto está a única explicação racional para as maravilhas da criação.

A arqueologia ilumina a Bíblia

As descobertas arqueológicas nas terras bíblicas têm criado uma nova confiança na exatidão histórica das Escrituras Sagradas. Sir Frederic Kenyon disse: “Os doutos modernos são agora aqueles que reconhecem a autenticidade e autoridade da literatura cristã; é a crítica, que no passado reivindicava ser ‘avançada`, que agora é atrasada e fora de época”.

O Oriente Médio  foi o local de nascimento da Bíblia e o berço da raça humana. Egito, Assíria, Fenícia, Babilônia e Pérsia têm sua história entrelaçadas com a história bíblica. O Oriente Médio é hoje um gigantesco museu, cheio de relíquias. As descobertas arqueológicas ali mostram um imenso tesouro, repleto de evidências da exatidão histórica das Sagradas Escrituras e reservadas por Deus para os nossos dias.

Pondo a Bíblia à prova

II Timóteo 3:16

Essa reivindicação de autoridade é feita para a Bíblia toda. A Bíblia não nos pede para crer sem submeter tudo à prova.

I Tessalonicenses 5:20 e 21

A permanência da Bíblia

Isaias 40:8; João 10:35; Mateus 24:35

Diocleciano, imperador romano do quarto século, perseguiu o cristianismo, confiscou as cópias das Escrituras e as queimou. No entanto, a Bíblia ressurgiu intocada das cinzas. Muitas outras tentativas ao longo dos séculos não conseguiram tirar da mão do povo a Escritura Sagrada. Hoje, temos a Bíblia em inúmeras versões.

As profecias bíblicas

Isaias 46:9-10

A Bíblia contém, pelo menos, 1.000 profecias, algumas totalmente cumpridas, algumas em processo de cumprimento e outras ainda por se cumprirem. Aproximadamente um terço da Bíblia apresenta predições. 

Tiro

Essa grande e rica cidade era ímpia aos olhos de Deus. Uma de suas práticas religiosas era oferecer bebês ao deus do fogo, Moloque. Deus fez uma profecia de juízo contra essa cidade. Em Ezequiel 26:7-14, Deus previu seis coisas que aconteceriam a Tiro: Traria Nabucodonosor, rei da Babilônia, contra Tiro; muitas pessoas em Tiro seriam mortas; as ruínas da cidade seriam lançadas no mar; a área da cidade seria como uma rocha nua; os pescadores usariam esse local para secar suas redes; nunca mais seria reconstruída.

Essa notável profecia cumpriu-se em cada detalhe. O exército babilônico atacou a cidade, muitas pessoas foram mortas, e as demais foram trancadas dentro dos seus muros e Nabucodonosor fez cerco à cidade por 13 anos. Quando a invadiu novamente, descobriu  que todos haviam fugido para uma ilha que ficava cerca de oitocentos metros da praia. 

Duzentos e cinqüenta anos depois, Alexandre o Grande utilizou-se das pedras da velha cidade para construir um caminho até a ilha e com o seu exército conquistou a nova Tiro. Hoje é comum ver pescadores estendendo as suas redes para secar onde uma vez a velha cidade foi erigida. Três tentativas de reconstrução da cidade fracassaram.

Egito

O Egito tem um passado glorioso. Mas qual é a situação desse país hoje? A Palavra de Deus registra a seguinte profecia: Ezequiel 29:14-15

No passado, o Egito era famoso por seu suprimento de papiro. O papiro crescia abundantemente ao longo do Rio Nilo e em outros cursos d’água. Porém, Deus profetizou que o papiro dos arroios e dos rios iria secar e desaparecer, não mais existindo na terra do Egito.

Isaías 19:7

Hoje, já não há mais papiro no Egito, salvo numa pequena areado Museu do Cairo.

Petra

Petra é um lugar fantástico. Cada edifício (mais de mil deles) está talhado como uma obra de arte na rocha viva. Nas montanhas mais elevadas ao redor do vale, encontram-se lugares de sacrifício humano. A cada semana, jovens mulheres eram sacrificadas ao deus Sol. Deus odiava o culto ao Sol e por isso profetizou um juízo contra Edom.

Jeremias 49:17-18

Isaías 34:11-13 nos diz que os corvos fariam nela os seus ninhos e que cresceriam espinhos e urtiga nos palácios e nas fortalezas da cidade. Nada pode descrever com maior acuidade a desolação de Petra em nossos dias.

Babilônia

Jeremias e Isaías registram profecias contra Babilônia:

Jeremias 51:26-27; Isaías 13:20-21

Como Jeremias e Isaías poderiam saber que os árabes continuariam a viver próximos das ruínas de Babilônia por 2.500 anos, mas se recusariam  a usá-la como abrigo? Os exploradores e escavadores dizem que é impossível erradicar essa idéia da mente deles.

Israel

Levítico 26:33-34; Deuteronômio 28:25

Esse povo antigo de Deus misturou-se com todas as nações por mais de 2.500 anos, no entanto, sempre continua mantendo sua identidade racial. Um grupo imigrante pode preservar sua nacionalidade por uma ou duas gerações, mas depois ela acaba se perdendo. Isso não ocorre com os judeus. Eles estão em cada nação, como a profecia disse que deveriam estar, mas sempre e em todas as partes mantêm sua identidade.

O poder da Bíblia

Finalmente, considere o poder da Bíblia para transformar vidas.
Romanos 1:16

Como provaremos a verdade desta declaração? Apenas por meio da experiência pessoal. A autoridade divina da Bíblia não é estabelecida pelo argumento, mas pela experiência.

II Coríntios 5:17

Pelo poder da Bíblia, incontáveis homens e mulheres romperam as cadeias dos hábitos pecaminosos. As almas nascidas à semelhança de Satanás se transformam à imagem de Deus. Essa transformação é o maior dos milagres.

Salmo 34:8

Se recebermos a Bíblia como um guia de Deus para nossa vida, também iremos nos tornar testemunhas vivas de seu poder transformador. A Bíblia é um livro de instruções que objetiva orientar-nos a como viver nesta vida. Porém, é mais – ela também revela a Jesus Cristo, o Caminho para a vida eterna.  

1 – Evidências da Existência de Deus

Conferindo o aprendizado

1 – Como Cristo compara a beleza das flores com a melhor vestimenta dos seres humanos? Mateus 6:28-19.

2 – O que a beleza das estrelas nos declara? Salmo 19:1.

3 – O que o salmista declarou ao maravilhar-se com a complexidade do corpo humano? Salmo 139:14.

4 – Quem é responsável por toda a criação? Hebreus 3:4.

5 – O que deu confiabilidade à Bíblia e silenciou os críticos?

6 – Quem é responsável pela existência da Bíblia? II Timóteo 3:16.

7 – Por quanto tempo irá durar a Palavra de Deus? Isaías 40:8.

8 – Que capacidade especial Deus possui? Isaías 46:9-10.

9 – A que cidade antiga Deus Se referiu quando disse que suas ruínas seriam lançadas no mar e nunca mais seria reconstruída? Ezequiel 26:7-14.

10 – Que reino disse Deus iria se tornar a mais humilde das nações? Ezequiel 29:14-15.

11 – Nas ruínas de que cidade antiga os árabes iriam se recusar passar a noite?                
Isaías 13:20-21.

12 – No que disse Deus os israelitas iriam se transformar?                                                          
Levítico 26:33 -34; Deuteronômio 28:25.

13 – Que diferença a Bíblia pode fazer na vida do ser humano? II Coríntios 5:17.

14 – Que prova Deus pede aos homens para que façam? Salmo 34:8.

Você crê que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus?